Exagerou no final do ano? Aprenda 4 dicas para voltar ao ritmo


Final de ano é sinônimo de família, diversão, festas e... comida, muita comida. É bastante comum exagerar naquela deliciosa ceia de natal no dia 24 ou no almoço na casa do avô no dia 25. Os quilinhos já começam a se acumular rapidamente, mas não entre em pânico. Depois das festanças é possível voltar ao ritmo. Siga conosco quatro dicas para compensar os deslizes de final de ano:

Parou a atividade física nesses dias? É bom pensar em voltar.

Os exageros de final de ano são sempre relacionados a alimentação, mas não podemos esquecer que toda a nossa rotina muda por causa destes eventos. Parar com a atividade física diária é uma das mudanças que mais colaboram com os quilinhos extras dessa época. Então, se você ficou parado nestes dias e quer recuperar o tempo perdido, pode colocar sua roupa de treino e voltar a sua prática diária.

Não há necessidade de dietas milagrosas para o verão: o importante é retomar a rotina alimentar.

O ganho de peso no final de ano é consequência de uma "fugidinha" da nossa rotina alimentar diária. Comemos um pouco mais do que o normal e por isso podemos ganhar umas gramas a mais. Mas nada é mais indicado para recuperar o peso ideal do que voltar aos hábitos normais de alimentação. Isso porque a recuperação do peso será alcançada de maneira saudável e sem grandes sacrifícios para o organismo.

As dietas milagrosas podem até trazer resultados mais rápidos, porém podem vir acompanhadas de danos desnecessários à saúde. Rotina alimentar saudável e correta, associada ao retorno da atividade física, podem garantir o controle dos quilos extras de final de ano com mais qualidade de vida.

Bebeu um pouco além da conta? Não esqueça da hidratação.

As festas vem sempre regadas a um consumo maior de bebidas alcoólicas. Esse tipo de bebida tem como característica aumentar a perda de água corporal, podendo levar o organismo a uma leve desidratação. O ideal é que, depois dos excessos, você dedique um pouco de seu tempo e atenção para fornecer uma quantidade de líquidos satisfatória para o seu corpo. Isso vai evitar aquela sensação de mal estar, dores de cabeça e desidratação. Aumente o consumo de sucos naturais, evite refrigerantes e bebidas artificiais que possuem elevado teor de sódio e não se esqueça da água pura. Consuma até 1,5L por dia. Seu corpo, pele e cabelos agradecem.

Sobraram frutas e vegetais da ceia de natal? Que tal um dia de alimentação mais leve?

Se você está se sentindo desconfortável, empanzinado e meio nauseado após os excessos de final de ano, uma alimentação mais leve no dia seguinte pode ajudar a melhorar esta sensação indesejada. Utilize as frutas para fazer sucos naturais ou para realizar pequenos lanches no meio da manhã ou da tarde. As frutas cítricas, como a cereja, a lichia e o abacaxi, são ótimas opções para melhorar náuseas e mal estar. Para o almoço, que tal fazer uma salada com os vegetais que sobraram e desfiar uns pedaços de peru ou chester para ter um prato bem leve? As fibras dos vegetais auxiliam no trânsito gástrico, melhorando a sensação de empachamento que pode ocorrer após comermos demais. Repetir a salada no jantar pode ser uma boa opção.

Com as dicas acima você pode curtir o final de ano com menos culpa e mais responsabilidade, lembrando sempre de respeitar os limites do seu corpo.

Boas festas!

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